6 e 7 de outubro
Em qualquer viagem, por melhor que seja, sempre existem as partes "marromeno", não é mesmo? Pois então, é bem aí que fica Dublin.
View Larger Map
Dublin é a capital da República da Irlanda, um país insular e anglo-saxão que fica numa ilha à leste da Grã-Bretanha. Não sei se é por modismo ou o quê, mas a gente sempre quis visitar essa cidade. Na nossa cabeça, Dublin seria uma cidade bonita como Londres, só que em menor escala, num clima mais cidade pequena bonitinha ou algo assim. Mas isso é a última coisa que Dublin é.
A cidade é grande, e as vezes até parece maior do que a vizinha inglesa, já que nem tudo é tão bem cuidado como é lá em Londres. O negócio é que a Irlanda foi um país bem pobre até pouco tempo, e foi só nas últimas décadas que o país conseguiu crescer economicamente e oferecer melhores condições de vida para sua população. Mas ainda existe muito mendigo, muita rua suja e muitas casas feinhas e sem graça em plena zona turística da cidade, por sinal muito cara (caríssima!!!) e mesmo assim lotada de visitantes que vão em busca do maior atrativo que ela tem a oferecer: os pubs.
Pub significa bar. Não bar como a gente sabe no Brasil, mas esses bares com balcão de madeira, caneca com alça e cerveja em barril. Esse aí da foto é o mais famoso da cidade, o Temple Bar. Todo mundo vai lá pra tirar foto, todos os cartões postais são sobre esse bar e por aí vai, só pra ter uma noção de como não há nada muito mais interessante no resto das cidades.
Quer dizer, tem até um ou outro lugar legal na cidade. Um deles é a Catedral da Igreja de Cristo (Christ Church Cathedral).
O nome é esquisito, mas a catedral é linda. Sua construção começou no século XI, em 1038. E de etapas em etapas, evoluiu pra isso que é hoje.
Outro lugar legal é a Trinity College, a famosa universidade da Irlanda.
A Trinity College foi construída no século XVI como um seminário protestante, na época em que a Inglaterra (que era e ainda é anglicana) conquistou a Irlanda (que era e ainda é majoritariamente católico). Com o passar do tempo, o seminário acabou virando universidade, mas até a década de 60 a Igreja Católica considerava pecado mortal assistir aulas lá.
Lá também tinha um castelo, chamado Castelo de Dublin. Mas esse castelo era meio esquisito, porque tinha mais cara de mansão do que de castelo.
O prédio inteiro era nesse estilo "casinha antiga", com exceção da parte de trás onde havia uma torre de castelo de verdade e uma parede de Igreja, detalhes que deixavam o castelo mais estranho ainda.
A catedral de St. Patrick também era muito bonita. A catedral é dedicada ao santo mais adorado pelos irlandeses, que ainda hoje se vestem de com roupas, cartolas e trevos de quatro-folhas verdes todo ano para comemorar o dia de St. Patrick. De verde, a Catedral não tinha nada, a não ser pelo parquezinho que ficava ao lado do prédio.
E foi isso. Pode até parecer que a cidade é bonita pelas fotos que botamos aqui e que no final das contas a gente só está reclamando de barriga cheia, mas o que acontece é que as ruas e o resto todo é bem normalzinho, muito mais sem graça do que as outras cidades que já visitamos aqui na Europa. E mesmo as igrejas, castelos e universidades que são bonitas não são nada de especial, como era por exemplo o Parlamento de Londres ou o Castelo de Edimburgo.
E como ninguém aqui tá viajando pra ficar pulando de pub em pub, o prêmio lanternina da Europa 2007 praticamente já tem ganhador certo, hehehe :)
5 comentários:
Nao sabia que Flandres er auma parte da Bélgica. Sempre achei que fosse aquele cara dos Simpsons. =P
Eca! Batata frita com maionese. =P
Oq eh uma "nacao insular"??
Sempre via a mocada falando isso no jogo da Carmen San Diego e nunca tive curiosidade de procurar saber. Da um toque ae fiotee... ^^
A Irlanda eh um lugar interessante... Há um tempo atrás ai era tipo "exportador de mendigo" pro resto da Europa. Funcionava qse como o México eh pros US and A. Os irlandeses queriam sempre fugir da Irlanda pra Europa Ocidental. E os países da Europa Ocidental estavam sempre querendo fugir dos Irlandeses.
Aí rolou uma puta de uma revolucao na educacao e o país comecou a crescer. Og eh um dos maiores exportadores de tecnologia de ponta (tipo softwares) do mundo. Massa ne?! E qndo aparece um candidato falando em educacao no Brasil ele eh escrotado. =/
E pq os comentarios na parte da Belgica tao fechados??? =(
Onde eh o proximo passo da viagem de vcs??
Tenho novidades do ME pra vc, ro. ^^
Bjolas e abracetasssssss!!!
=**
[]'s
Olá pessoal, estamos adorando e viajando por este blog super legal. Tá corrido, hein? Mas sem dúvidas está valendo a pena.
Um beijão,
Pai
Rô, acho que vc está chorando de barriga cheia, sim. Até que é bonitinho... Já ouvi dizer que o país é lindo, já que o Patrick, marido da Aléssia que é francês, já foi à Irlanda 19 vezes, segundo ela.
Na verdade, é que vcs estão vendo tanta coisa linda, que vão ficando mto exigentes.
E ainda nem chegaram à Suiça....
Mtos bjos.
Este retorno no tempo é que dá a sensação de sonho na Europa; em alguns lugares como em Siena, Assissi, Pádova na Italia,vc pode mergulhar na Idade Média... reviver a invasão moura na Andaluzia...
Imagino como está a cabecinha de vcs a esta altura, e como estará até dezembro...
bjs
K.
Falando em Irlanda eu lembrei do Stephen (host father). Ele tinha um monte de gorros, bonés camisas, etc, verdes com o trevo. Eu ate tenho uma foto, lembra tei? Vcs acharam o sotaque de la muito dificil? Eu nao entendia nada q ele falava!!
Ah, parem de reclamar de barriga cheia!! Tudo que vcs escrevem da vontade de estar ai!
Nao fiquem tanto tempo sem escrever! Eu sei q deve ta corrido.. Mas a saudade ta apertando!!!
Bjokasss
Postar um comentário